De acordo com o engenheiro elétrico Elvindo Possebon, gerente de distribuição da empresa, os criminosos desligam o equipamento e o desmontam para furtar peças de cobre. Os ladrões também roubam motores e instalações elétricas nas propriedades. Os transformadores são usados para servir a rede de irrigação de lavouras e ficam próximos de rios como Soturno e Jacuí.
É gente que conhece as estradas de acesso às lavouras, porque eles ficam no fundo dos campos, em lugares bem isolados diz Possebon.
Apesar de os furtos já virem ocorrendo há vários anos, este foi o primeiro episódio em que tantos aparelhos foram danificados de uma só vez. O engenheiro acredita que os bandidos tenham se aproveitado da paralisação das polícias para agir com mais tranquilidade.
Nos últimos três anos, no mínimo 50 transformadores já foram furtados. Em alguns lugares, mais de uma vez. Contatamos a polícia, mas eles dizem que nada podem fazer agora, que estão com as mãos amarradas afirma, acrescentando que todas as distribuidoras de energia na região já foram vítimas dos ladrões de cobre.
O delegado de Faxinal do Soturno, Gabriel Zanella, não confirmou se houve o registro formal da ocorrência. De acordo com ele, a polícia está em greve e o caso só será apurado após os servidores voltarem ao trabalho. "